Ser missionário não é privilégio de determinadas pessoas, mas a essência de ser cristã:
“Anunciar o evangelho é necessidade que se me impõe”. (I Coríntios 9:16). É um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé. “Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não é missionária”.

Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros continentes, mas é a difícil viagem de sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do marginalizado – o preferido de Jesus.

O evangelismo “com renovado ardor missionário” exige que a pregação do evangelho responda aos “novos anseios do povo”.

Exige de mim, de você, de todos nós, uma abertura constante, pessoal e comunitária para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21). Sem entusiasmo e esta convicção, arriscaremos perder a alegria do anúncio da boa-nova libertadora.

Como conseqüência deste assumir o compromisso missionário, nasce novo estilo de missões: não levar, mas descobrir. Não só dar, mas receber. Não conquistar, mas partilhar e buscar juntos. Não ser mestre, mas aprendiz da verdade. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser igreja.

E aí vai o desafio: como eu posso ser missionário em minha casa, no trabalho e na comunidade em que vivo? Assumo o compromisso de cristão, vivendo e transmitindo a boa-nova da paz, da justiça, do amor, do perdão, da fraternidade, da acolhida?... Ser missionário é fazer uma decisão radical de entrega total ao reino de Deus em prol da promoção humana.


A. Primeiro, nós devemos honrar a Deus e não a uma religião institucionalizada humanamente. Perceba como as pessoas com as quais conversamos diariamente são antes de tudo católicas, ortodóxicas, batistas, presbiterianas, metodistas e etc. Elas são denominacionais até por ordem de família. Elas não entendem a diferença que existe entre uma denominação e a Pessoa do próprio Deus. Na verdade, elas acham que entendem, mas estão no mesmo erro do povo de Israel e de seus líderes quando Jesus nasceu. Seus olhos estão fechados para entenderem que Deus está acima de tudo. O maior exemplo disso é que elas aceitam certas direções de suas cúpulas que transgridem diretamente a princípios da Palavra de Deus e que negam o direito de Deus, em gerar vida no seu povo.

B. A paz e a felicidade interior é para aqueles que se tornaram adoradores. Adorador é aquele que reconhece a Pessoa e a presença de Deus, como realidade (verdade) em sua vida. Antes de julgar os outros, ele julga a si mesmo; isto é, antes de procurar Deus na vida dos outros, primeiramente ele O procura e cultiva a Sua presença em sua própria vida. Antes de tudo, ele vive para agradar a Deus. Adorador é uma pessoa que se entrega, que ama e que procurará a direção de Deus para fazer o melhor para Ele, pois ele entendeu que o verdadeiro significado de sua vida está na Pessoa e na Obra de Deus. Ela terá paz e felicidade interior.

4. Para termos uma experiência com a vida de Jesus, duas coisas são necessárias.
 Primeiro, uma revelação divina acerca Dele. Segundo, um deslocamento de onde estamos para onde o poder de Deus está. Leiamos novamente Lucas 2:11 – a revelação. Agora eles deixam o campo e se dirigem para onde está o Filho de Deus.
 Quando os anjos voltaram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: ‘Vamos! Vamos a Belém! Vamos ver esta coisa maravilhosa que aconteceu, a respeito da qual o Senhor nos falou’. Eles correram à aldeia, encontraram Maria e José, e lá estava a criancinha, deitada na manjedoura. (Lucas 2:15,16 BV)

A. Primeiro: Ninguém poderá transformar-se numa pessoa que experimente o poder de Deus, se não estiver disposta a receber Dele direção. Esse é o princípio da fé – ela vem pelo ouvir e ouvir a mensagem de Deus.

B. Segundo: Todos aqueles que verdadeiramente ouvem a mensagem de Deus se deslocam. O que eu quero dizer com o termo deslocar? Eles saem do princípio de buscar seus próprios interesses para buscar os de Deus. Eles deixam de querer controlar suas vidas por si mesmos, para permitir que Deus as controle. Eles saem do patamar das limitações humanas, para a dimensão do poder ilimitado de Deus em Cristo. Esse deslocamento se dá físico, mental, emocional e espiritualmente.


Repare

Não sei como você se sente hoje, mas sei o que Deus sente por você. O Seu maior deseja tê-lo próximo a Ele. Por quê? Porque Ele quer que você tenha vida abundante, propósitos para viver, significado para a vida, eliminar seus vazios e lhe dar uma nova perspectiva para a vida. Dou abaixo alguns versículos das Escrituras que apóiam o princípio do deslocamento:

 Procurem sempre o Senhor e o seu poder! Procurem sempre andar em companhia Dele! (Salmos 105:4 BV)  (...) Procurem-me e vocês viverão. (...) Procurem o Senhor e vivam (...) (Amós 5:4,6 BV) O que lhe sugere o verbo procurar? Uma ação é claro. Sair de uma dimensão para outra.

 Vocês ressuscitaram com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. (Colossenses 3:1 BLH) Aqui fala do deslocamento dos nossos interesses, para as coisas celestiais.

 Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão? Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem! (Mateus 7:7-11 BLH) A idéia aqui é procurar entrar em um outro lugar onde Deus está – a porta é Jesus. Ele se abre para que possamos experimentar a vida de Deus.